Competências Comportamentais
Competências Comportamentais: Isso não se aprende na escola, mas pode destruir sua carreira.
Um dos maiores medos dos profissionais está em ser demitido.
Para que isso não aconteça buscamos nos preparar e ser competitivos profissionalmente. Mas, o que faz um profissional se diferenciar no mercado?
Hoje o conhecimento técnico é uma condição básica para qualquer atuação profissional, já o conhecimento comportamental tem se tornado cada vez mais decisivo.
As competências comportamentais estão relacionadas ao comportamento ou a atitude esperada por quem ocupa determinada posição.
Estas são algumas das competências mais valorizadas pelas empresas:
- Capacidade de liderar uma equipe, extraindo o melhor de cada um – LIDERANÇA
- Motivar-se e motivar sua equipe mesmo diante das adversidades – MOTIVAÇÃO
- Habilidade em realizar trabalhos em conjunto e lidar com diferentes perfis de pessoas – TRABALHO EM EQUIPE
- Capacidade de inovar para propor soluções e criar oportunidades – CRIATIVIDADE
- Saber se comunicar com clareza, saber ouvir, dar feedback – COMUNICAÇÃO
- Habilidade em gerenciar conflitos e manter o bom clima organizacional – NEGOCIAÇÃO
- Capacidade de se adaptar ao meio, mesmo em condições desfavoráveis – ADAPTABILIDADE
- Ir além do que foi pedido, se antecipar – PROATIVIDADE
Desenvolver essas características é fundamental para se destacar seja no cargo atual, para uma promoção ou mesmo em um processo seletivo.
Requer humildade e coragem para admitir que tem muito o que aprender; paciência e dedicação porque não se aprende da noite para o dia. Além disso, antes de mais nada, um profundo “mergulho” em si mesmo: o autoconhecimento é fundamental nesse processo.
Afinal, compreender a si mesmo é parte do caminho para o sucesso!
E você, está disposto a traçar uma carreira de destaque?
Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras.