Como vencer a competição: Foco parte 2
Como manter o foco
Sabemos que a rotina na Indústria Farmacêutica não é fácil, excesso de trabalho, prazos curtos, muitas metas e ainda cobrança por resultado.
Não estou aqui, neste momento, para questionar ou lamentar esta nossa realidade até porque, se você é um profissional da área farma, você escolheu uma vida com emoção, como escrevi no artigo do dia 17 de setembro, lembra?
O meu objetivo é te ajudar a lidar com essa pressão e assim tornar possÃvel que você obtenha os melhores resultados.
Essa pressão faz com que nos preocupemos com o prazo, com a qualidade, com as pendências e sem focar na atividade em si. Esta ansiedade nos impede de obter resultados satisfatórios, principalmente nas metas mais importantes.
Aprendendo a lidar com a ansiedade
Para te mostrar como usar a ansiedade a seu favor, gosto de fazer uma analogia a um atleta profissional, por exemplo um nadador.
Antes da competição, o nadador treina dentro e fora das piscinas, tem uma alimentação balanceada, busca informação dos seus concorrentes e conhecimento das melhores técnicas para ser o melhor. Se visualiza vencendo a competição, chega inclusive a sentir a satisfação da vitória.
Mas durante a competição, não pensa em nada mais além de executar a melhor técnica, tem foco total naquele momento e em seus movimentos para ser o mais rápido e então vencer.
É isso que precisamos fazer em nosso dia a dia na empresa:
- Longe do evento: devemos nos preparar ao máximo em qual resultado que queremos alcançar
- Perto e durante o evento: devemos esquecer o resultado e focar exclusivamente naquilo que EU controlo. Foco total na mecânica daquilo que estou fazendo
Com isso, crie novos hábitos e tome algumas atitudes diárias que irão permitir que se destaque neste ambiente competitivo.
E aguarde o próximo artigo, que seguirei com este tema tão importante, no qual irei mostrar como gerenciar as distrações internas (Como manter o foco – parte 3).
Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreirasÂ