Competências Comportamentais

Competências Comportamentais: Isso não se aprende na escola, mas pode destruir sua carreira.

Um dos maiores medos dos profissionais está em ser demitido.

Para que isso não aconteça buscamos nos preparar e ser competitivos profissionalmente. Mas, o que faz um profissional se diferenciar no mercado?

Hoje o conhecimento técnico é uma condição básica para qualquer atuação profissional, já o conhecimento comportamental tem se tornado cada vez mais decisivo.

As competências comportamentais estão relacionadas ao comportamento ou a atitude esperada por quem ocupa determinada posição.

Estas são algumas das competências mais valorizadas pelas empresas:

  • Capacidade de liderar uma equipe, extraindo o melhor de cada um – LIDERANÇA
  • Motivar-se e motivar sua equipe mesmo diante das adversidades – MOTIVAÇÃO
  • Habilidade em realizar trabalhos em conjunto e lidar com diferentes perfis de pessoas – TRABALHO EM EQUIPE
  • Capacidade de inovar para propor soluções e criar oportunidades – CRIATIVIDADE
  • Saber se comunicar com clareza, saber ouvir, dar feedback – COMUNICAÇÃO
  • Habilidade em gerenciar conflitos e manter o bom clima organizacional – NEGOCIAÇÃO
  • Capacidade de se adaptar ao meio, mesmo em condições desfavoráveis – ADAPTABILIDADE
  • Ir além do que foi pedido, se antecipar – PROATIVIDADE

Desenvolver essas características é fundamental para se destacar seja no cargo atual, para uma promoção ou mesmo em um processo seletivo.

Requer humildade e coragem para admitir que tem muito o que aprender; paciência e dedicação porque não se aprende da noite para o dia. Além disso, antes de mais nada, um profundo “mergulho” em si mesmo: o autoconhecimento é fundamental nesse processo.

Afinal, compreender a si mesmo é parte do caminho para o sucesso!

E você, está disposto a traçar uma carreira de destaque?

Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras. 

http://198.136.59.112/~h2ocoach