5 passos para lidar com colegas difíceis
Você com certeza já falou a frase: “Precisamos matar um leão por dia”. Manter um bom relacionamento no trabalho pode ser muitas vezes desafiador e é preciso saber lidar com diferentes profissionais e comportamentos.
Na indústria farmacêutica, por exemplo, destaca-se quem consegue entregar resultados e ainda manter um bom relacionamento.
Mas a realidade, em quase todo ambiente de trabalho, encontramos com pessoas difíceis e saber lidar com esta situação é muito importante para não afetar a nossa saúde e nossa produtividade.
Aqui vão algumas dicas para melhorar o relacionamento interpessoal:
1º passo: Entender como essa pessoa te afeta e saber reconhecer se o problema é com todos ou apenas contigo. Você já ouvir falar em dança circular? Muitas vezes o que nos incomoda no outro é um espelho de algum comportamento nosso.
2º passo: Refletir os motivos que causam esse problema e torna difícil conviver com alguns colegas.
3º passo: Esforce-se para entender o ponto de vista do outro, fale menos e ouça mais. Diplomacia é o melhor caminho.
4º passo: Chamar a pessoa para uma conversa. Mostrando para a pessoa que suas ações não estão agradando, de forma clara e respeitosa. Estruture o seu discurso com fatos e não com sensações, fornecendo dados consistentes e racionais que mostrem o melhor caminho para uma solução. Ao começar a conversa, use uma das técnicas de feedback, aponte pontos positivos do colega de trabalho, afinal o problema entre vocês é reflexo de determinadas ações e não dele como pessoa. Formalize essa conversa, pois ajuda a evitar fofocas.
5º passo: Controle e inteligência emocional é fundamental. Seja objetivo, não responda na mesma moeda e, o mais importante, não leve para o lado pessoal.
Respeito é a palavra de ordem no ambiente de trabalho. Respeite os diferentes estilos para trabalhar de forma profissional
Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras www.h20coaching.com.br